Semana de Arte Desfaveliza Periferia

4 novembro, 2007

Começa, neste domingo, 4 de novembro, a Semana de Arte Moderna da Periferia, evento realizado pela Cooperifa – Cooperativa dos Artistas da Periferia, junto com mais de 40 grupos culturais.

Na segunda-feira, dia 5, as atenções estarão voltadas para as artes plásticas: instalações, esculturas e pinturas em diferentes suportes.
Terça-feira (6/11) é o dia da dança. Destaque para o Grupo Espírito de Zumbi, que faz dança afro de altíssima qualidade. Todas as atividades deste dia acontecerão no CEU Campo Limpo.

Quarta-feira (7/11) é dia de Sarau da Cooperifa. É também o dia da literatura. Essa vai ser a noite da glória. Às 17h na Casa de Cultura do M’Boi Mirim, o poeta Sergio Vaz coordenará um debate sobre produção literária da Periferia.

O Cinema terá lugar na quinta-feira (8/11). São cerca de 15 produções, todas de cineastas periféricos. Começa as 16h com o belíssimo “Dança das Cabaças: Exu no Brasil”, de Kiko Dinucci (média metragem), e termina com outro documentário, absolutamente fundamental para se entender a cultura suburbana: ”Panorama: Arte da Periferia”, de David Vidad, Anabela Gonçalves e Daniela Embóm. O CEU Casablanca será o endereço do cinema periférico.

Na sexta-feira, o teatro entra em cena. O dia começa com um café da manhã. As 8h30, diversos coletivos teatrais da periferia farão um colóquio regado a pingado e pão com manteiga. Às 11h, começa a jornada cênica que vai até às 20h30. Serão oito apresentações.
Tudo no Centro Cultural Monte Azul.

Sabadão chegou e a música vai tomar conta no encerramento, a acontecer no palco da Casa de Cultura do M’Boi Mirim.

A Semana de Arte da Periferia mostrará que na favela a vida é bela, apesar da mazela. Os arrabaldes das metrópoles também têm seus encantos.
Quem não tem contato com o subúrbio acaba incorporando involuntariamente o imaginário segundo o qual os habitantes dos fundões das cidades são gente condenada à desgraça do mundo. E é a graça de viver na periferia que será celebrada neste evento histórico.
Será um evento único. Não tem outra edição programada.

Transcrito de Eleilson Leite (Ação Educativa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: